Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

» Instalação do MuArq

A Instalação do MuArq no Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho

               O MuArq tem sua sede no município de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, no edifício do Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, situado à Avenida Fernando Correa da Costa n°. 559 1° andar, em espaço cultural cedido a título de comodato, por prazo indeterminado, pela Secretaria de Estado da Cultura de Mato Grosso do Sul (Termo de Cessão de Uso n° 001/2006-UFMS e n° 005/2004-Secretaria de Estado da Cultura de MS). O MuArq integra-se como unidade complementar no campus universitário da UFMS desta capital.

              O projeto museológico do MuArq abrange diferentes contextos:a instalação da exposição de longa duração, a adequação do mobiliário da reserva técnica, segurança patrimonial, instalações laboratoriais de pesquisa e de restauração, centro de documentação, informatização das atividades e infra-estrutura administrativa.

 A Instalação dos equipamentos de climatização do MuArq

              No âmbito do edital IPHAN nº. 001/2006-Modernização de Museus, o MuArq foi contemplado com a aprovação do projeto intitulado “Implantação do sistema de climatização do Museu de Arqueologia da UFMS”, Processo administrativo IPHAN nº 01450.011527/2007-17 publicado no D.O.U. 04/04/2008. Com o desenvolvimento desse projeto, efetivou-se a climatização dos seguintes ambientes: recepção da exposição de longa duração, sala de exposição de longa duração, sala de audiovisual (auditório), sala da reserva técnica, sala de reuniões e sala dos pesquisadores.

              Assim sendo, cumpriu-se o objetivo de proporcionar a climatização técnica apropriada para a conservação das peças arqueológicas que se encontra no acervo (Reserva Técnica) e na exposição de longa duração deste museu, bem como oferecer ambiente propício, com maior conforto para os pesquisadores, estudantes e demais visitantes.