Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

» Exposição de Longa Duração

A INSTALAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO MuArq

MuAq_jornal_29

              Considerando-se a produção do conhecimento científico decorrente dos 20 anos de pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela equipe do LPA/DHI/CPAQ/UFMS, com a criação do MuArq, este museu foi contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural (Pronac nº 069778, processo nº 11494/2006) para a realização do projeto intitulado “Instalação de exposição de longa duração do Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, projeto museológico de autoria da Profa. Dra. Cristina Bruno do MAE/USP e museográfico de autoria de Maurício Cândido da Silva, do Museu de Zoologia da USP.

               Na área de acesso à exposição de longa duração foram afixados painéis das paisagens do Cerrado e Pantanal, para análise das relações homem/ambiente. Também se instalou uma área de recepção com guarda-volumes, um auditório, bebedouro e instalações sanitárias devidamente sinalizadas.

              Essa exposição foi inaugurada em 19/05/2008, estando aberta ao público em geral.

              O público visitante é atendido por meio de monitoria realizada pelos alunos bolsistas, abrangendo a apresentação de audiovisual no auditório e visita à exposição de longa duração. Dentre os visitantes destacam-se alunos das redes de ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas. Como exemplo de grupos visitantes pode-se citar os da Secretaria de Estado da Educação de MS (SED), da SEMED, do SENEC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social do Comércio (SESC),do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PRO-JOVEM), da UNIGRAN, da Faculdade de Tecnologia-Campo Grande (FATEC-SENAI), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

          

HOMENAGEM CÂMARA MUNICIPAL 2017